Tartaruga encontrada na PA 255 é devolvida a natureza pela SEMMAG de Monte Alegre

0

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – SEMMAG do Município de Monte Alegre fez a soltura de uma tartaruga que foi resgatada por policiais do 18º Batalhão de Polícia Militar.

O animal foi encontrado na rodovia PA 255, no Km 17 próximo da vila da Canp. Há indícios de que o animal era mantido em cativeiro e conseguiu escapar. Após ser resgatada por policiais, a tartaruga passou por avaliação física na Semmag e levada as margens do rio Gurupatuba onde foi devolvida a natureza.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Monte Alegre, Madson Pereira, a Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa) consta da lista de animais brasileiros ameaçados de extinção. A SEMMAG orienta a população que, conforme artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Leis de Crimes Ambientais), é crime matar, perseguir, caçar, espécimes da fauna silvestre, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa. E incorrendo na mesma pena quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta.

A multa é de R$ 500,00 por indivíduo de espécie não constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção e de R$ 5.000,00, por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção (Artigo 24 do Decreto Federal n° 6.514/2008).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi