Moradores da Nova Galileia investem na produção de melancias para a feira de Juruti

0

Udirley Andrade

Vinte e sete famílias da comunidade Nova Galileia (Juruti Velho) comemoram o sucesso da primeira colheita de melancia produzida por eles e que foram vendidas na Feira da Produção Familiar na sexta (10) e sábado (11) na cidade de Juruti. É o resultado do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Juruti em parceria com os moradores, iniciou esta nova fase na agricultura familiar naquela região.

“Nossos pais e nossos avós nunca tiveram a oportunidade que hoje estamos tendo de plantar melancia. Daqui pra frente vamos continuar plantando. É uma satisfação para a nossa comunidade. A gente fica muito alegre de ver o que o prefeito Henrique está fazendo pelas nossas comunidades”, falou com entusiasmo o produtor Isael Batista, 61 anos. Para que os moradores alcançassem esse bom resultado, a Prefeitura de Juruti garantiu a mecanização da área de 20 hectares, forneceu calcário, fertilizante e o apoio técnicos dos servidores da Secretaria Municipal de Produção (Sempro).

Morador da comunidade há 44 anos, seu Josias Ferreira Santarém falou que “aqueles que acreditaram, hoje estão vendo o resultado do nosso trabalho, não só com a melancia, mas também com outros produtos”, disse ele. Em média, cada família levou para a Feira da Produção, de 50 a 100 melancias das variedades Granada e Riverside. “Cada família plantou 200 pés de melancia e no próximo plantio, a meta é plantar pelo menos 1000 pés. Com a experiência que adquirimos nesta primeira ação a meta é avançar”, acrescentou seu Josias.

Secretário de Produção, Eraldo Albuquerque disse que esse é um momento muito importante no histórico da produção no município de Juruti, principalmente porque o governo está conseguindo avançar no fortalecimento da agricultura familiar. Bom para o município, e muito bom também para o produtor, que tem agora uma nova alternativa de renda. “Consequentemente vai melhorar a economia do município porque vamos fazer o dinheiro circular. Além a abastecer o mercado local a nossa meta é fornecer a melancia e os demais produtos, como jerimum, macaxeira, mandioca e feijão, para outros municípios da região”, destacou o titular da Sempro.

Nova Galileia é a primeira comunidade da região de Juruti Velho a produzir melancia em grande quantidade, e que vai abastecer Juruti e outros municípios da região.

Fotos: Ademir Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi