Mineradora Alcoa apresenta plano de ações emergenciais no município de Juruti

0

Simone Gonçalves

Fotos: Fábio Santarém

Na manhã de sexta feira, 18, a mineradora Alcoa realizou uma reunião em sua sede, para apresentar o Plano de Ações Emergenciais – PAEBM no município de Juruti. O plano envolve ações que visam minimizar a magnitude de possíveis danos devido a acidentes e incidentes.

Depois do rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, a Alcoa criou um plano de ação emergencial e retirou todos os funcionários que dormiam em alojamentos na área da mina, por motivo de prevenção. Na apresentação dessa sexta-feira, dezesseis cenários de rupturas hipotéticos foram analisados. Também foi informado que existem algumas formas de saber quando a barragem de rejeitos está apresentando risco, e que, visitas periódicas são feitas por seu corpo técnico para exaurir qualquer dúvida.

Estiveram presentes no momento, o prefeito de Juruti Henrique Costa, com seus secretários, José Maria, Jonas Morais, Expedito Repolho e Carlos Janor. Também estavam presentes, os representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, e o vereador Manoel Vitor Morais representando o poder legislativo e Daniel Costa – SEMMA.

Ficou acordado entre todos os presentes, que haverá reuniões com a mineradora a cada três meses, onde serão repassadas todas as atualizações e alterações nas bacias de rejeitos da Alcoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, preencha seu nome auqi